É o Orixá da criação.
Representa o mais alto na hierarquia dos Orixás, tendo como contraparte nosso
Mestre Jesus, o médium supremo.
É cultuado como o Senhor de
todas as coisas e do universo, pois é Ele quem ordena aos Orixás que venham
ajudar seus filhos por meio dos Guias e Mensageiros que vêm à Terra. Sua imagem
é a de Jesus Cristo, sem a cruz e de braços abertos.
Como Orixá na Umbanda, Oxalá
se apresenta sob três formas:
Oxalá: sincretizado
com Jesus Cristo.
Oxalufan: o
Oxalá Velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.
É considerado um Oxalá muito
velho e sábio, é a primeira forma de Orixá que foi criada por Olorun no início
dos tempos, sendo assim associado ao ar que existia antes da criação da Terra e
também à água do início da existência. Detém o axé da criação de todos os seres
da Terra, representando a fertilidade masculina.
Veste-se inteiramente de
branco, sendo responsável pela manutenção da paz e da tranquilidade entre os
seres criados. Representa a maturidade, a sabedoria e o equilíbrio. O
raciocínio e a constante reflexão sobre todos os aspectos da sua existência são
as grandes contribuições desse Orixá para os seres humanos.
Curvado pelos anos, anda com
dificuldade e hesitação. Ele apoia seus passos cambaleantes sobre um paxorô,
grande cajado de metal branco com três pratos, que simbolizam a sua supremacia
sobre os mundos dos seres humanos, dos espíritos e dos orixás. O pássaro, que
está pousado na ponta do paxorô, é um mensageiro que faz a ligação entre esses
mundos.
Com esses pratos, Oxalá
carrega e distribui o alimento sagrado para todos os seres humanos e seres
encantados. Os pingentes, que estão presos aos pratos, simbolizam os presentes
que Lhe eram ofertados nos diferentes lugares por onde passou em suas
caminhadas pelo mundo.
O alá é um outro símbolo de
Oxalufan, que consiste num pano branco usado para protegê-lo do calor, bem como
abrigar, sob sua proteção, todos os seres criados. Serve também para
representar a separação entre a Terra e o Céu.
Oxaguian: o
Oxalá Menino, que é sincretizado com o Menino Jesus de Praga.
É apontado como o Oxalá
jovem, "o moço", o aspecto guerreiro de Oxalá, que carrega uma espada
cheio de vigor e nobreza. Oxaguian incentiva o trabalho e a superação. É o
provedor, o guerreiro da paz, é forte, astuto e conquistador. Nunca entra numa
batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos.
Rege as inovações, a busca pelo aprimoramento e o inconformismo. Representa o
início de um movimento. É o Orixá da fartura, da riqueza e do raciocínio pleno.
Oxaguian e Ogum possuem uma
grande ligação. Enquanto Ogum fornece meios (ferramentas e armas), Oxaguian
fornece inteligência e vontade para vencer, ou seja, além do raciocínio, esse
orixá usa o artifício da guerra em determinados momentos. Essa guerra não deve
ser interpretada ao pé da letra, mas sim, num sentido mais abrangente como, por
exemplo, na luta pela sobrevivência. Lembrando que Oxaguian evita ao máximo o
confronto, tentando sempre resolver os problemas de outra maneira, mas se os
argumentos não adiantam, entram na guerra lutando até o final. Portanto, este
orixá carrega, além do branco, as cores azul e vermelha.
Data festiva: 25 de dezembro.
Dia da semana: Sexta-feira.
Saudação: Epá Babá, Exee
Babá, Oxalá Yê Meu Pai.
Símbolo: estrela de cinco
pontas.
Sincretismo religioso: Jesus
Cristo e Nosso Senhor do Bonfim (na Bahia, onde é padroeiro)
Cores: branco, que é a cor
que concentra todas as cores. Oxalufan: branco e prata. Oxanguian: branco com
nuançes de azul ou vermelho.
Instrumentos: Opaxorô, um
grande cajado enfeitado, feito com prata ou metal branco quando é Oxálufan. Espada
e mão de pilão também em metal branco (seu maior símbolo) quando é Oxaguian,
além de espadas (sabre), Ofá (arco e flecha), Atori (Vara), escudo e mão de pilão.
Pedra: Quartzo Cristalino
Ervas principais: girassol,
palmas, lírios, jasmim do cabo, tapete de Oxalá (boldo), alecrim, eucalipto,
sálvia, entre outras.
Oferendas: frutas, coco
verde, mel, canjica, água mineral ou vinho branco.
Ponto de força: todos os
locais abertos, limpos e puros como praias, jardins, morros, matas.
Axé!